Para quem gosta de viagens que tenham contato com a natureza, passeios culturais e tour de compras, Foz do Iguaçu é o destino perfeito! A cidade faz fronteira com a Argentina e o Paraguai e atrai milhares de turistas todo ano! A maioria, para conhecer toda a magnitude das Cataratas do Iguaçú! E se você está planejando sua viagem e quer saber o que fazer em Foz do Iguaçu não deixe de ler esse post.
Após uma viagem incrível a essa cidade surpreendente, fizemos um guia completo com as melhores dicas de passeios, hospedagem e restaurantes para você não perder nada. Tenho certeza de que você vai se encantar, assim como eu quando conheci esse destino incrível no nosso país.
O que fazer em Foz do Iguaçú: as melhores dicas
Definitivamente, Foz do Iguaçu é o tipo do lugar que você vai conhecer e se apaixonar. Seu principal cartão postal são as Cataratas do Iguaçu, que por si só já valem a visita, mas a verdade é que Foz tem muito mais a oferecer e eu estou aqui para te mostrar os lugares imperdíveis da região.
O centro turístico de Foz é bem tranquilo e você encontra tudo o que precisa, como lojas, bancos e restaurantes, além de diversas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos. No entanto, as principais atrações não ficam exatamente no centro, então você vai estar sempre se deslocando até elas.
Além das Cataratas, eleitas Patrimônio Natural da Humanidade, você também pode conhecer o Parque das Aves, o Templo Budista, Ice Bar, Museu de Cera, dentre outros. Ou seja, este é um destino incrível para todas as idades e um roteiro em Foz do Iguaçu com crianças pode ser uma experiência memorável para os baixinhos. Inclusive, minha cunhada viajou com o filho de 9 anos e ele ficou tão encantado que não quer saber de outro destino para as próximas férias.
Ah! E não deixe de aproveitar que você está tão perto de outros dois países e vá conhecer Argentina e Paraguai, pois também há muita coisa legal para explorar. Vamos às dicas para te ajudar no planejamento?
Como chegar em Foz do Iguaçú
Localizada no extremo oeste do Paraná, Foz do Iguaçu faz fronteira com a Argentina e o Paraguai através das cidades de Puerto Iguazú e Ciudad del Este respectivamente. A cidade possui um aeroporto internacional e a melhor forma de chegar até lá é justamente por ele.
Existem voos diários de diversas capitais para Foz do Iguaçu e todas as principais companhias aéreas do país operam voos para lá. É importante avisar que o aeroporto fica meio distante do centro da cidade (cerca de 15km) e para chegar até o centro você vai precisar pegar um táxi ou então alugar um carro.
Como se locomover em Foz do Iguaçu
Nossa dica para se locomover sem problemas em Foz é alugando um carro, já que as principais atrações turísticas não são muito próximas. Além disso, o transporte público em Foz não é dos melhores (principalmente pelo fato de que diversas atrações são fora do centro da cidade) e os taxistas podem acabar cobrando bem caro para levar de um ponto a outro, então o carro é a melhor opção.
Você pode encontrar um veículo para locação utilizando a mesma ferramenta de comparação que utilizamos. Com ela você consegue ver o preço das principais locadoras que atuam no destino e ainda garante o melhor preço. Agora, se você não sabe dirigir, a dica é chamar um Uber, pois as corridas são mais em conta.
Qual a melhor época para visitar Foz do Iguaçu
Levando em consideração que o principal atrativo de Foz são as Cataratas do Iguaçu, a melhor época para visitar a cidade é quando as quedas estão com maior volume d’água. Com isso, vale a pena planejar sua viagem entre dezembro e fevereiro. Ah! Mas já vá preparado, porque nessa época do ano é bem comum pancadas de chuva quase que diariamente – mas fique tranquilo, pois não costuma atrapalhar o seu passeio.
Já durante os meses de abril a novembro as chuvas são bem mais escassas e o volume de água das quedas diminui bastante, mas ainda sim a vista das cataratas é impressionante. Nossa viagem foi durante o mês de abril e, apesar de realmente as quedas estarem mais fracas, com pouca água, pegamos dias liiindos de céu azul e muito sol, o que acaba deixando a paisagem ainda mais linda!
Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu
Caso você queira conhecer os pontos mais famosos de Foz, 3 dias são suficientes. No entanto, para quem tem entre 4 e 7 dias de viagem será possível visitar mais lugares e conhecer atrações fora do circuito tradicional, além de poder aproveitar as dependências do seu hotel – tem hotéis incríveis por lá, ao longo do texto você vai ver!
O que fazer em Foz do Iguaçú: os melhores passeios
Abaixo você vai ler as nossas principais dicas de o que fazer em Foz do Iguaçú: separamos os melhores passeios da cidade para você deixar o seu roteiro super legal, misturando paisagens incríveis, um pouco de adrenalina, passeios contemplativos e culturais. Vem ver!
01. Parque Nacional do Iguaçu (Brasil)
Vamos combinar o seguinte, ir à Foz do Iguaçu e não conhecer o Parque Nacional do Iguaçú é a mesma coisa que ir à Nova York e não visitar a Estátua da Liberdade. Sem dúvida o Parque Nacional das Cataratas é o principal cartão postal da região e um passeio de tirar o fôlego!
Criado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu fica a 17 km do centro da cidade e a 5km de distância do aeroporto de Foz. O parque abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, que além de serem o maior conjunto de quedas d’água do mundo, foram também eleitas como uma das 7 maravilhas da natureza por voto popular.
E olha que esse título de maravilhas da natureza não é em vão. Ao todo são 270 quedas do lado brasileiro e argentino. Embora o lado argentino tenha mais cachoeiras, sem dúvida a vista mais bonita é a do lado brasileiro. Ao longo do trajeto até as quedas existem diversos pontos de observação, incluindo a disputadíssima plataforma na chamada Garganta do Diabo que possui mais de 80m de altura.
O Parque funciona diariamente das 9h às 17h e você pode comprar seus ingressos direto na bilheteria do parque ou pela internet. Vale lembrar que alguns passeios são pagos à parte dentro do parque. Agora se você quiser uma visita mais completa e conhecer a história do parque, o tour pelo lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu será muito proveitoso.
O valor de entrada no Parque está R$91 para adultos. Vale a pena consultar o site oficial para mais informações.
Dicas para o seu passeio:
- Você não pode entrar com o seu carro ou carro alugado no Parque Nacional. Eles oferecem um ônibus que fica o dia todo levando e trazendo turistas da portaria até a entrada do parque. Você deve estacionar o seu carro no estacionamento ao lado da entrada e esperar o ônibus que fará esse transfer. O valor já está incluído na entrada.
- Há diversos pontos de ônibus ao longo do parque – em frente ao Macuco Safári, em frente ao Hotel das Cataratas, de onde se inicia a trilha e também outro ponto de ônibus na entrada do parque, próximo ao restaurante.
- Cuidado com os quatis! Eles ficam de olho em comida e podem ser agressivos. Não os alimente.
- Leve uma capa de chuva ou casaco impermeável. Quando as quedas estão com bastante volume d’água, molha bastate no meio da passarela! E vale muito à pena chegar pertinho, então esteja preparado com a sua capa.
02. Macuco Safari
Dentro do Parque Nacional do Iguaçú, em Foz do Iguaçu, a dica é fazer o passeio do Macuco Safari. Nele você embarca em lanchas rápidas que vão até bem perto das cataratas (lembre de levar uma muda de roupas, porque é impossível não sair encharcado desse passeio).
O Macuco Safári é dividido em três etapas, sendo a primeira uma trilha de 2km dentro do parque em veículos elétricos, o que eles chama de Safari! Em seguida você segue por 600m de trilha a pé até o cais de onde partem os bondes elétricos até a na beira do Rio Iguaçu. Lá você é equipado com colete salva vidas e embarca nos barcos que vão contra a correnteza até as cataratas.
O ingresso para o Macuco Safári não é barato, admito, mas se você estiver disposto a pagar, vale muuuito a pena. A sensação das águas das cataratas caindo em você é incrível e super divertido. Você sai literalmente encharcado, de alma lavada!
A agência Civitatis é a líder em atividades turísticas nos principais destinos turísticos do mundo. Aproveite e acesse aqui para conferir a tour pelo Foz do Iguaçu! A equipe é super especializada e te ajudará a montar o melhor roteiro, suporte antes/durante, além de oferecerem os melhores preços de passeios!
03. Passeio de Helicóptero
Outra forma de conhecer um dos mais famosos pontos turísticos de Foz do Iguaçu é fazendo o passeio de helicóptero sobre as cataratas. Confesso que ele também não é um passeio muito barato, mas a vista lá de cima é insuperável, além do que você vai ter fotos que poucas pessoas conseguem ter.
Uma das empresas que faz esse passeio é a Helisul e existem duas opções para você escolher. Na primeira delas o voo tem duração de 10 minutos e sobrevoa apenas as Cataratas. No entanto, se você quiser, há também o voo completo que além das Cataratas também passa pela Usina de Itaipu e pelo Marco das Três Fronteiras em um voo de cerca de 30 minutos de duração.
O sobrevoo das cataratas de 10 minutos custa R$ 610,00 por pessoa e as decolagens ocorrem sempre quando há lotação mínima. Quero saber mais informações e reservar o meu passeio.
04. Passeio da Lua Cheia
Se as Cataratas do Iguaçu já são magníficas durante o dia, que tal então a experiência de conhecê-las à noite? Essa é uma excelente sugestão de o que fazer em Foz do Iguaçu à noite! Organizado pelo hotel Belmond Cataratas, o passeio da lua cheia leva os turistas para desbravar as belezas do parque nas noites de lua cheia.
O passeio se inicia na antiga entrada do parque e de lá você segue por uma trilha de 1,3km até a Garganta do Diabo. A vista das cataratas durante a lua cheia é surpreendente, já que a luz da lua quando reflete nas partículas de água das quedas forma um verdadeiro espetáculo cromático que só é possível ser apreciado durante esses dias. É um arco-irís branco, surreal!
Devido a quantidade limitada de vagas é preciso reservar com antecedência. O hotel não recomenda o passeio para crianças menores de 12 anos ou que tenham algum tipo de dificuldade de locomoção.
Abaixo vamos falar sobre as vantagens de se hospedar no Belmond Hotel das Cataratas, já adiantando que é uma experiência maravilhosa. Para fazer o passeio, entre em contato com o hotel:
Telefone · +55 (21) 3500-0293
E-mail · [email protected]
05. Parque Nacional Iguazú (Argentina)
Depois de conhecer o nosso lado das Cataratas, não podíamos deixar de conhecer o lado dos Hermanos argentinos. O Parque Nacional Iguazú abre diariamente das 9h às 17h e lá o turista encontra três trilhas principais que levam até bem perto das quedas.
O parque do lado argentino fica na cidade de Puerto Iguazú a 25 km do centro de Foz e para chegar até lá é necessário passar pela imigração argentina. Os brasileiros devem apresentar carteira de identidade com menos de 10 anos de expedição (não vale CNH ou identidade profissional) ou então passaporte válido.
Os ingressos podem ser comprados pelo site e custam $ 20.000,00 ARS para adultos e $ 10.000,00 ARS (o que em real custa R$ 121,36 e R$ 60,68 respectivamente).
Dentro do parque, o circuito inferior possui 1,4km de extensão e é praticamente toda acessível. Nesse trajeto você poderá admirar os Saltos Dos Hermanos, Chico, Bossetti, Lanusse e o Salto Álvar Núñez. O circuito superior, por sua vez, tem 1,7km de extensão e lá de cima você tem uma visão incrível das Cataratas de um outro ângulo. A melhor de todas as trilhas é a da Garganta do Diabo. Ela possui 2,2km e é toda acessível para portadores de necessidades especiais.
Do lado argentino é possível fazer um passeio bem parecido com o Macuco Safári, mas desse lado ele é chamado de Gran Aventura. Os tickets podem ser comprados no site e custam R$521,00 por pessoa.
06. Saltos Monday – as Cataratas do Paraguai
Quando pensamos em visitar o Paraguai, logo o associamos às compras, né? Mas, visitar a Ciudad Del Este vai muito além! Chamada de Saltos Monday (se pronuncia Monda-í), as cataratas do Paraguai são menores do que as brasileiras e argentinas, mas são lindas e nós achamos que vale a visita!
Fizemos o City Tour Paraguai com a empresa MMC Receptivo e adoramos. O passeio tem duração de 3h.
Primeiro, paramos no Parque Aventura, onde vimos as quedas mais de longe. Depois, fizemos uma pequena trilha com boa estrutura, para chegar mais pertinho e sentir toda a energia daquelas quedas enormes! A segunda parada foi em um complexo chamado Saltos Monday – o mesmo nome da Catarata -, onde descemos em um elevador e ficamos praticamente ao lado da queda. O visual do elevador é bem lindo!
O tour ainda passa pela Catedral San Blas, a Mesquita e o famoso Casino da cidade. O passeio inclui um rodízio em uma famosa churrascaria da cidade. Nós não fomos, mas tem bastante indicação! O valor do passeio por pessoa é R$170,00.
Outra opção bem legal é fazer o tour por Itaipu e os Saltos do Monday no mesmo dia. Dessa forma você economizará deslocamento, já que vai estar em regiões próximas.
07. Trilhas pelas cascatas secretas
Além das famosas quedas do Iguaçu, uma das atrações ao ar livre em Foz do Iguaçu que muita gente ainda não conhece são as Cachoeiras Secretas. Elas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu e são perfeitas para quem gosta de uma dose extra de aventura. Diferentemente das cataratas, onde não é possível tomar banho, nas cachoeiras secretas você pode se refrescar nas águas do Rio Iguaçu e ter uma experiência única.
A trilha pelas Cascatas Secretas pode durar meio dia ou um dia completo e tudo depende do seu preparo físico. O trajeto é considerado de fácil a moderado, mas dá pra cansar um pouco. Apesar da trilha ser sinalizada, não recomendamos fazê-la desacompanhado.
No total, são 5 cachoeiras e algumas delas ficam em uma propriedade particular. Contudo, se você optar pelo passeio de um dia inteiro, serão 10 cachoeiras incríveis durante o percurso e na maioria delas você consegue tomar banhos refrescantes.
08. caiaque ou SUP no Rio Iguaçu
Quando pensamos em Rio Iguaçu, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é o trecho mais famoso dele com quedas d’água poderosas e muita correnteza. Na verdade, existem trechos mais calmos onde é possível andar de caiaque e stand-up paddle e conhecer um lado desse rio que poucos conhecem.
O passeio começa pela trilha do índio que é bem curtinha, apenas 1,4 km. Depois, chegamos na beira do rio e remamos por um tempo, contemplando as belezas da Mata Atlântica. Na volta ainda passamos em uma das cachoeiras secretas para renovar as energias.
O que fazer em Foz do Iguaçu: além das Cataratas
Como falamos lá no início, a maior parte dos turistas escolhe conhecer Foz do Iguaçu por conta das belíssimas Cataratas, mas, não é o único atrativo da cidade, que vai muuito além! Olha só as dicas que preparamos de coisas para fazer em Foz do Iguaçu além das Cataratas:
09. Parque das Aves
Esse santuário de aves fica bem perto do Parque Nacional Iguaçu e é uma oportunidade única de ficar tão perto de aves de todos os tamanhos e cores da nossa fauna e flora. Algumas até em risco de extinção.
Durante o passeio você faz um trajeto por diversos viveiros enormes dentro da floresta, onde as aves ficam soltas e você pode apreciar a beleza desses animais. São mais de 1500 aves de 150 espécies e algumas que foram resgatadas de maus tratos e não conseguem voltar para a natureza. Com toda a certeza o Parque das Aves é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a importância da preservação e para ter contato com as mais belas aves da nossa fauna.
Um dos viveiros mais disputados é o das araras. Lá você encontra araras e papagaios de todas as cores. Só tome cuidado com os voos rasantes que elas costumam dar.
- Horário de Funcionamento: De Terça a domingo, das 9h às 16h
- Ingressos: R$80,00 (crianças até 8 anos não pagam)
10. Usina de Itaipu
A Usina Binacional de Itaipu não é uma hidrelétrica qualquer, essa maravilha da engenharia moderna é a maior usina hidrelétrica do mundo e eu tenho certeza de que você vai ficar impressionado com as dimensões desse lugar. Construída entre Brasil e Paraguai, a barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima. E se de longe ela já impressiona pelo tamanho, quando você chega mais perto tem realmente a sensação de estar ao lado de um gigante.
A visita panorâmica começa com um filme sobre a construção da usina e logo em seguida você já embarca em um ônibus de dois andares que vai passear pelas dependências de Itaipu com o guia explicando tudo.
No trajeto da excursão à Usina de Itaipu existem 3 paradas, sendo a primeira dela no Vertedouro, que é usado para escoar o excesso de água (se você der sorte e for um dia que ele esteja aberto você vai garantir fotos espetaculares). Em seguida a parada é no mirante central, de onde é possível a vista panorâmica de toda a usina. Depois o ônibus parte em direção ao Porto Kattamaram, mas antes passa por cima da barragem! No porto você pode fazer o passeio de barco (pago separadamente) pelo lago da barragem, ou simplesmente apreciar a vista e depois tomar o ônibus de volta.
A binacional de Itaipu funciona de quarta à segunda e os ingressos custam R$58,00 a inteira e R$ 29,00 a meia.
11. Marco das Três Fronteiras
Situdo na divisa exata entre Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Presidente Franco (Paraguai), o Marco das Três Fronteiras é uma ótima oportunidade de estar em três países quase que ao mesmo tempo. Embora seja possível fazer uma excursão ao Marco das Três Fronteiras em qualquer horário do dia, essa é uma dica imperdível de o que fazer em Foz do Iguaçu à tarde, principalmente próximo ao pôr-do-sol, já que a vista é surpreendente.
No complexo do marco você vai encontrar uma estrutura bem completa, com lojas de souveniers, quiosques, restaurantes e muito mais. Marcando a divisão dos três países há um obelisco que simboliza a união entre eles, onde à noite ocorre uma espécie de show de luzes e águas. Além disso, você também vai aprender um pouco sobre as Missões Jesuíticas e sua relação com os índios da região na Vila cenográfica.
- Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 15h às 21h
- Ingresso: Adultos R$49,00 e crianças de 6 a 11 anos e idosos a partir dos 60 R$ 24,50.
- Endereço: Avenida General Meira, S/N, Jardim Eldorado
12. Kattamaram no Pôr do Sol
O passeio de Kattamaram é super especial! Você poderá contemplar a beleza do encontro entre os Rios Iguaçu e Paraná em um trajeto de 2 horas. Com uma engenharia náutica moderna, a embarcação é segura e confortável, estruturada com ambiente climatizado, solário e completo serviço de bar e cozinha, um passeio que não pode faltar no seu roteiro em Foz do Iguaçu.
O Tour se inicia no Porto Echaporã descendo o Rio Paraná até o Marco dos Três Fronteiras. Seguindo a navegação pelo Rio Iguaçu entre Brasil e Argentina.
O passeio inclui jantar, no esquema buffet. É um passeio super legal para ir com a família!
Valor por pessoa, com jantar incluído: R$241,00
13. Templo Budista
Localizado na parte alta da cidade, o Templo Budista Chen Tien é uma ótima sugestão de quem quer descobrir o que fazer em Foz do Iguaçu com 5 dias e já conheceu as principais atrações da cidade. O templo foi construído em 1996 e é o segundo maior da América Latina. Seus jardins são belíssimos e nele você vai encontrar mais de 120 estátuas de Buda, incluindo uma de 7 metros de altura.
Além de belas fotos e de ter uma vista panorâmica de Foz e da Ciudad del Este, o templo é um lugar muito relaxante. Aproveita para aprender a meditar e conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão diferente da nossa.
- Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 9h30 às 16h30
- Ingresso: A entrada é gratuita.
14. Parque Aquatico
Para quem viaja com os filhos, a excursão ao parque aquático Blue Park é uma ótima pedida de o que fazer em foz do iguaçu com crianças. O Blue Park é o maior da região Sul e possui a terceira maior praia termal com ondas do mundo.
Não faltam atrações para todas as idades no parque. Se você deseja relaxar, o rio lento é ideal. Já aqueles que preferem adicionar uma pitada de adrenalina à sua experiência, são diversos toboáguas para radicalizar. Até os pequenos tem seu lugar em Kids Town.
Além de todas essas atividades, o parque ainda conta com atrações pagas separadamente, como a tirolesa, o pedalinho e a arena de beach tênis. O Blue Park fica na área do Mabu Thermas Grand Resort e você pode optar por se hospedar lá e ter acesso ao parque já incluso na diária.
15. Dino Adventure
Em seguida temos um passeio que agrada mais as crianças pequenas. Assim, se você busca o que fazer em Foz do Iguaçu com crianças menores, visitar o Dino Adventure pode ser uma boa ideia. O parque conta com 40 réplicas de dinossauros que parecem reais! Há ainda uma parte para praticar arvorismo, incluindo uma tirolesa de 15m de altura.
O que fazer em Foz do Iguaçú à noite
chou que à noite você ia só ficar no hotel? Pois você está muito enganado(a)! Existem ótimas sugestões de o que fazer em Foz do Iguaçu à noite e vou te mostrar agora quais são elas. Vamos lá!
16. Bar de Gelo
Para quem não tem medo do frio, recomendo a visita ao Ice Bar. O empreendimento foi todo construído com gelo, incluindo paredes, móveis e até os copos! A temperatura lá dentro não poderia ser outra…ela fica em torno de 10 graus negativos.
O tempo máximo de permanência dentro do Ice Bar é de 25 minutos por causa da hipotermia. Antes de entrar você vai receber roupas especiais e passar por duas outras salas antes de chegar ao bar propriamente dito para ir se adaptando ao frio.
Vale saber que o ingresso para o Ice Bar é open bar, então você pode beber o quanto quiser enquanto estiver lá dentro. Mas um aviso importante para quem não está acostumado a tomar drinks alcoólicos: A baixa temperatura não faz você sentir que bebeu muito, então você acha que está super bem, mas ao voltar para a temperatura normal o álcool pode mostrar todo seu efeito bem rápido. Tome cuidado, pois algumas pessoas ficam bem tontas ao sair. Na dúvida, aproveite as bebidas e drinks sem álcool. Ah! E não esqueça de tirar muitas fotos!
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8h às 23h30.
17. Forest Experience
O Forest Experience, por sua vez acontece no Parque das Aves depois do encerramento das atividades diárias. Nessa experiência, índios Guaranis realizam uma celebração para o público com canto, dança, comida e um cerimonial do tabaco. Em seguida vocês conversam com os indígenas sobre sua cultura.
Todo o ritual dura 2h30 incluindo o jantar ao redor da fogueira. Ele ocorre sempre às terças e quintas, às 18h30 e somente maiores de 18 anos podem entrar (adolescentes de 16 e 17 podem participar, mas com a presença dos pais).
18. Casino Iguazú
Os jogos de azar, proibidos no Brasil, são legalizados no Paraguai e na Argentina e muitas pessoas que conhecem Foz aproveitam para ir ao Casino Iguazú à noite. Esse é o cassino mais tradicional da região e fica na entrada de Puerto Iguazú.
Ao todo são mais de 200 máquinas e 34 mesas de jogos de todos os tipos. Além de matar a curiosidade e de se sentir como nos cassinos de Las Vegas, no Casino Iguazú você também vai encontrar bares e restaurantes. O cassino funciona diariamente e a entrada é gratuita.
19. Churrascaria Rafain
Você vai ver diversas agências de turismo oferecendo essa atração, que nada mais é do que um jantar folclórico animado, no esquema buffet. Fomos em 2014, na primeira vez que eu estive em Foz e confesso que não achei uma atração imperdível, mas, é animado e pode ser uma boa opção para jantar.
O restaurante oferece shows temáticos, com música e bastante animação!
O que fazer em Foz do Iguaçu: compras no Paraguai
É claro que o terceiro país das três fronteiras não poderia ficar de fora do seu roteiro. O Paraguai é famoso pelas compras em Ciudad del Este, mas venha comigo explorar o que há para se conhecer por lá.
20. Tour de compras
Além de conhecer as Cataratas, praticamente todo mundo que visita Foz tem aquela vontade doida de ir até a Ciudad del Este para comprar eletrônicos, eletrodomésticos, cosméticos, roupas… a um preço que dificilmente se encontra aqui no Brasil. Embora com a fama de ter produtos falsificados, é possível encontrar lojas boas que só trabalham com produtos originais.
Normalmente as lojas mais confiáveis possuem cadastro no site Compras Paraguai e lá você pode consultar os valores dos produtos que deseja adquirir. Os preços costumam estar sempre em dólar, mas você pode pagar em real que eles fazem a cotação na hora. No entanto, a cotação da loja normalmente é maior que o câmbio oficial, vale mais a pena você pagar em dólares. A recomendação que todo mundo dá é evitar pagar no cartão – há uma taxa do Paraguai que é cobrada em cima do valor da sua compra, além de ter o risco de copiares os dados do seu cartão.
Para não cair numa furada, é importante estar sempre atento e visitar lojas de confiança. Algumas lojas renomadas, que são bastante recomendadas são: Shopping China, Nissei e CellShop.
Além das compras em Ciudad del Este, outro lugar onde é possível fazer um tour de compras é no free shop de Puerto Iguazú. O free shop é enorme e se parece muito com uma loja de departamento.
Como atravessar a fronteira e chegar no Paraguai
A Ciudad Del Este fica ao lado de Foz e é muito curioso observar como que tudo muda ao atravessar a Ponte da Amizade, a divisão entre Brasil e Paraguai. Nós fomos com um guia brasileiro, que tem permissão para entrar com o carro no Paraguai. Essa é a melhor maneira de entrar, já que carros alugados não podem entrar no Paraguai e é um pouco arriscado você pegar um taxi ou uber.
Se você for com algum guia, fique atento e peça para ele te levar em uma dessas lojas que citei acima, que são mais confiáveis. Os guias brasileiros ganham comissão nas vendas de certas lojas, então seja persistente e vá direto nas lojas maiores.
O limite de compras no Paraguai é 300 dólares por pessoa. Para retornar para Foz, você precisa passar pela fronteira novamente, onde ficam policiais, que podem parar o seu carro para verificar documentos e mercadorias. É raro acontecer, mas não é impossível. Então, se você não quiser correr riscos, a melhor maneira de trazer o seu produto (acima de 300 dólares) é fazendo a declaração e pagando o imposto de 50% em cima do valor que foi ultrapassado da cota.
Gravamos um vídeo mostrando como foram as nossas Compras no Paraguai, com algumas dicas e produtos que encontramos! Aperta o play!
Onde comer em Foz do Iguaçú
Conhecer tantos lugares legais faz até abrir o apetite, né? Pensando nisso, reuni alguns restaurantes que servem uma comida maravilhosa para repor as energias antes de voltar para o hotel e descansar.
- Empório com Arte: Misturando arte e boa comida, o Empório com Arte é um restaurante muito charmoso de Foz e muito disputado pelos turistas. O ambiente é rústico e faz você se sentir na casa de um parente querido. A decoração é toda feita por artesãos e você pode comprá-las se quiser. No cardápio, aquele tipo de comida caseira que sempre deixa a gente com gostinho de quero mais. Endereço: Avenida das Cataratas 569
- Bonna Trattoria: uma super opção para quem ama comida italiana! Os pratos são super elaborados, com bastante opções de massas e frutos do mar, além do espaço que é lindo, com uma decoração super legal. É aquele lugar que você se sente muito bem e sai satisfeito. Adoramos a experiência!
- Castelo Libanês: que tal experimentar uma típica comida libanesa? O cardápio é cheio de opções como kibe cru, esfirras e kafta, servidos em porções generosas, além de contar com um variado buffet. Endereço: R. Vinícius de Moraes, 520
- Giardino: esse restaurante italiano fica no Wish Resort Foz do Iguaçú, um dos hotéis onde nos hospedamos. Além do ambiente ser lindo, de frente para a piscina do hotel, os pratos são deliciosos. Peça o risoto de camarão com abóbora e queijo cremoso, é divino! Endereço: Av. das Cataratas, 6845
Onde se hospedar em Foz do Iguaçu: os melhores hotéis da cidade
Foz do Iguaçu possui ótimas opções de hospedagem. De resorts incríveis a hotéis mais simples e charmosos, você com certeza vai encontrar aquele faz mais o seu estilo. Nesse post, resolvemos indicar apenas dois hotéis, que são realmente os MELHORES da cidade! O valor da diária é um pouco mais alto do que a média, mas são hospedagens que vão além de um simples lugar para dormir, que proporcionam uma verdadeira experiência em Foz do Iguaçú:
Belmond Hotel das Cataratas
Sem dúvidas o Belmond Hotel das Cataratas é um dos hotéis mais incríveis de Foz. Só para você ter uma ideia, ele fica dentro do parque, de frente para as Cataratas! O hotel dos anos 50 possui um estilo colonial, com decoração lindíssima, que faz a gente voltar no tempo, ao mesmo tempo que tem um design cheio de charme e muito acolhedor.
Os quartos são decorados com um belíssimo estilo colonial português e são bem espaçosos, além de possuir diversas amenidades para seu conforto. Algumas suítes ainda contam com piscina privativa e uma sala de estar para o hóspede.
Sem falar na piscina, que é enorme e muito bonita, com espreguiçadeiras ao redor. O mais incrível é observar os tucanos e araras voando pra lá e pra cá, principalmente no entardecer. Destaque também para o serviço, que é de primeira! Você pode pedir petiscos e pratos deliciosos na piscina mesmo, enquanto relaxa pegando um solzinho entre um passeio e outro.
O hotel também oferece um restaurante delicioso, o Itaipu, com pratos super elaborados e requintados. E há também o Ipê Grill, restaurante com vista para a piscina, mais descontraído.
E a melhor parte de todas, na minha opinião, é estar dentro do Parque Nacional do Iguaçú, a menos de 20 passos do início da trilha que dá acesso às Cataratas. Na frente do hotel você já tem uma vista privilegiada de algumas quedas – o pôr do sol acontece bem ali e é fantástico!
Os hóspedes do Hotel das Cataratas tem livre acesso ao parque, ou seja, você pode ir até o parque no horário que você quiser, antes mesmo de todos os turistas chegarem. A super dica é você ir umas 7h da manhã ou 17h da tarde. A passarela fica vazia e você pode sentir toda a energia das cataratas só para você!
- Diárias (casal) a partir de R$4.000 – VER PREÇOS
- Café da manhã incluso
- Nota geral dos hóspedes: 9,7 / 1.605 avaliações
Avaliação em destaque:
“Hotel impecável… Além de lindo, a localização é maravilhosa e a equipe extremamente atenciosa e educada. O café da manhã é ótimo e os restaurantes excelentes. O quarto também é bem espaçoso e limpo. Toda a experiência vale muito a pena!” – Julia em 18 de dezembro de 2023.
Wish Resort Foz do Iguaçu
Com toda a qualidade da rede, o Wish Foz do Iguaçu foi eleito por dois anos consecutivos como o melhor resort para famílias da América do Sul e é uma ótima opção para quem vai conhecer a região com a família. E sua estrutura de lazer é impressionante! São mais de 220 hectares de área verde com campo de golfe, piscina, quadras poliesportivas, salão de jogos, kids club e muito mais opções de diversão para toda a família.
Os quartos são perfeitos para você descansar e repor as energias depois de passar o dia conhecendo Foz. Todas as suítes possuem decoração moderna e muito bom gosto. Os apartamentos são bem privativos, com uma piscina pequena entre eles. Em temos de pandemia, é uma opção ótima, por ser um hotel bem grande e com bastante espaço entre os quartos, para fazer o distanciamento social.
O resort também possui 3 restaurantes e um bar onde é possível apreciar deliciosos pratos e bebidas. Nós jantamos no restaurante italiano e amamos! Comida deliciosa e ótimo atendimento.
- Diárias (casal) a partir de R$797 – VER PREÇOS
- Café da manhã incluso
- Nota geral dos hóspedes: 8,9 / 2.232 avaliações
Avaliação em destaque:
“Equipe atenciosa e muito simpática. O quarto era amplo, limpo e muito confortável. A comida servida em todas as refeições estava gostosa e variada.” – Marcela em 20 de janeiro de 2022.
Hotel Rafain Centro
Uma opção com bom custo-benefício em Foz é o Hotel Rafain Centro. Ele é uma acomodação super confortável e possui acesso facilitado aos principais atrativos turísticos da cidade. Os quartos possuem decoração clássica e de muito bom gosto. Todos são equipados com ar-condicionado e camas bem confortáveis.
Para seu lazer, o hotel possui piscina, salão de jogos e academia. O Restaurante do hotel, Ritorna, serve diariamente o café, almoço e jantar no serviço à La Carte. Não deixe de saborear também os drinks do Bar Acquavite na piscina ou no lobby do hotel.
Uma excelente opção para quem busca onde ficar em Foz do Iguaçú barato.
- Diárias (casal) a partir de R$350 – Hotel Rafain Centro.
- Café da manhã incluso
- Nota geral dos hóspedes: 8,6 / 2.762 avaliações
Avaliação em destaque:
“Hotel com localização perfeita, perto de vários restaurantes, bares e farmácia. Funcionários atenciosos. A reforma da piscina nos encantou, ficou muito linda. A limpeza impecável!”- Luvia em 25 de dezembro de 2023.
Roteiro Foz do Iguaçu
Agora que você já sabe nas suas próximas férias em Foz do Iguaçu o que fazer, chegou a hora de organizar esses passeios em roteiros incríveis. Montamos sugestões para 3 e 4 dias e ainda vamos compartilhar o nosso roteiro de 5 dias pela região. Vamos lá!
O que fazer em Foz do Iguaçu em 3 dias
Caso você só tenha um final de semana na terra das cataratas, veja o que fazer em Foz do Iguaçu em 3 dias.
- Dia 01: Cataratas do Iguaçu + Macuco Safari + Parque das Aves
- Dia 02: City tour em Ciudad del Este + Tour de compras
- Dia 03: Binacional de Itaipu + Cataratas lado argentino
O que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias
Agora se você tem mais um dia, essa é a sugestão de o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias:
- Dia 01: Cataratas do Iguaçu + Parque das Aves + Ice Bar
- Dia 02: Tour em Puerto Iguazú + Cassino + Marco das 3 Fronteiras
- Dia 03: Binacional de Itaipu + Tour de compras em Ciudad del Este
- Dia 04: Cataratas lado argentino + Gran Aventuras
O que fazer em Foz do Iguaçu em 5 dias (Nosso Roteiro)
Para fechar as dicas, vou compartilhar com você como foi o nosso roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçú, um ótimo tempo para conhecer os principais passeios ou curtir bastante a sua hospedagem.
Dia 1: Na primeira parte da viagem, escolhemos nos hospedar no Wish Foz do Iguaçú, para estar mais próximas do centro da cidade. A intenção da nossa viagem foi, também, fazer algumas compras no Paraguai, então logo no primeiro dia já fizemos um bate-volta na Ciudad del Este para fazer as compras principais.
Dia 2: Na parte da manhã, fizemos o City Tour do Paraguai, com a empresa MMC Turismo. Gostamos bastante de conhecer as Cataratas Paraguaias, chamadas Saltos Monday. À tarde, aproveitamos a piscina do hotel e jantamos por lá mesmo, no restaurante italiano.
Dia 3: Seguimos para a nossa segunda hospedagem, no incrível Belmond Hotel das Cataratas, que, como falei, fica dentro do Parque Nacional do Iguaçú. Chegamos bem na hora do pôr do sol e já fomos presenteadas com uma paisagem de tirar o fôlego.
Dia 4: Acordamos bem cedinho para ver o nascer do sol no Parque, antes mesmo dos turistas chegarem. Depois, retornamos para o hotel e exploramos cada cantinho! Na parte da tarde, fizemos o passeio Macuco Safári, cheio de emoção.
Dia 5: No último dia, além de aproveitar mais um pouco do conforto e charme do Belmond, marcamos um passeio de helicóptero para ver as Cataratas lá do alto! Foi incrível. Depois, fomos direto para o parque. Esperamos os últimos turistas irem embora e tivemos o parque só pra gente, na hora do pôr do sol.
Ainda no último dia, marcamos com um guia do hotel para fazer um passeio noturno no Parque, mesmo sem a lua cheia. Fomos até a passarela principal e vimos muuitas estrelas, além de claro, tirar muitas fotos noturnas. Experiência maravilhosa!
Nosso roteiro foi bem tranquilo, mas daria para incluir também uma visita ao Parque das Aves e à Usina de Taipu, além do Marco das Três Fronteiras!
Dúvidas frequentes de quem pesquisa por Foz do Iguaçu
Apesar de ser um destino amplamente conhecido, pode ser que surjam dúvidas. Nós reunimos a seguir as perguntas mais frequentes de nossos seguidores para responder e ajudar o maior número de pessoas.
O que fazer em Foz do Iguaçu de graça?
Sabia que é possível se divertir na terra das cataratas sem gastar um centavo? Veja o que fazer em Foz do Iguaçu de graça:
- Visitar o Templo Budista
- Visitar a Mesquita
- Ir ao Marco das Três Fronteiras
O que fazer em Foz do Iguaçu com crianças ?
Continuamos com as dicas de o que fazer em Foz do Iguaçu com crianças:
- Visitar o Dino Adventure
- Ir ao parque aquático Blue Park
- Fazer o tour pelo lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu
- Ir ao Parque das Aves
- Conhecer a Usina de Itaipu
O que não pode deixar de fazer em Foz do Iguaçu?
E que tal descobrir o que não pode deixar de fazer em Foz do Iguaçu? Vamos te contar!
- Fazer o tour pelo lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu
- Ir ao Parque das Aves
- Conhecer a Usina de Itaipu
- Fazer compras no Paraguai
- Visitar o Marco das Três Fronteiras
Atrações ao ar livre em Foz do Iguaçu
Finalizamos com as dicas de passeios ao ar livre em Foz do Iguaçu:
- Lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu
- Parque das Aves
- Usina de Itaipu
- Parque aquático Blue Park
- Macuco Safari
Pronto para viajar para Foz do Iguaçu?
Foz é um destino incrível e com as nossas dicas de o que fazer em Foz do Iguaçu tenho certeza de que sua viagem será inesquecível! Se ainda ficou alguma dúvida é só você deixar seu comentário aqui embaixo que teremos o maior prazer em ajudar. E não esqueça de nos contar também como foi sua experiência por lá, vamos adorar saber!
Que tal conhecer outros destinos no Sul do Brasil?
Cânion Fortaleza: 7 dicas para você planejar a sua visita
Pontos turísticos de Santa Catarina: 20 lugares imperdíveis para conhecer em SC
Roteiro Santa Catarina: opções para 5, 7 e 10 dias de viagem
Bento Gonçalves (RS): Dicas para programar sua viagem para o Vale dos Vinhedos
Oi, programando fazer uma viagem a Foz com minha filha de 11 anos, poderia me indicar um roteiro? Pensei de ficar 5 duas inteiros, ela queria visitar o parque aquático, seria início de fevereiro/23
Aguardo sua orientação, grata
Olá Adriana, tudo bem?
Nós não montamos roteiros personalizados. Disponilizamos gratuitamente as nossas dicas para você conseguir organizar por conta própria! Espero que a gente seja super legal!